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27 de maio de 2013

Saúde

Vida Saudável - 2

Olá meninas, tudo bem?

Terça passada comecei a falar para vocês sobre vida saudável, dei algumas dicas do que funcionou/funciona para mim. Se você não viu, clique aqui.

Hoje quero compartilhar  mais algumas dicas. São elas:

Malhação_maio_2013

6 - Comer de 3 em 3 horas.

Isso é importantíssimo! Geralmente, achamos que para emagrecer devemos comer pouco, quase nada, mas isso é um erro gigantesco. Quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos, nosso organismo “entende” que deve estocar tudo o que comermos, pois não “sabe” quando acontecerá novamente, enquanto que se comemos com regularidade, ele não se “preocupa” em estocar, pois logo logo mais nutrientes serão ingeridos. Além disso, comendo nesta frequência, acabamos acelerando o metabolismo, fazendo com que o corpo seja constantemente requisitado para trabalhar (fazendo a quebra dos alimentos, absorção dos nutrientes etc).

Claro que a quantidade de alimento tem que ser menor, né? Eu como de 6 a 7 vezes por dia, então eu não fico com fome em nenhum momento do meu dia, o que significa que quando vou comer não dá aquela vontade de devorar um boi, por exemplo. Quando estou me sentindo cheia e chega a hora da outra refeição, eu como, às vezes diminuo um pouco mais a porção, mas não fico sem comer de jeito nenhum.

7 - Fazer escolhas inteligentes.

Uma dica bem legal é: faça escolhas inteligentes. Como assim?! Ao invés do arroz branco coma o integral, o mesmo vale para o pão; no lugar do refrigerante light/diet, do suco industrializado prefira o suco natural com adoçante (eu geralmente tomo sem nada, só se estiver muito azedo coloco umas gotas); ao invés de comer aqueles lanchinhos industrializados coma uma fruta, e assim vai. Procure sempre alimentos mais naturais, sem glutén, sem açúcar e orgânicos. Hoje em dia,  não uso sal e reduzi o açúcar da minha alimentação, não como mais frituras, evito tomar sucos industrializados dando preferência aos chás (verde, principalmente) e quase toda a minha dieta alimentar é composta por alimentos integrais.

8 - Aderir à atividade física.

Pouco adianta ter uma alimentação super saudável e não praticar atividades físicas. Mesmo que você não queira emagrecer, o exercício físico é imprescindível! É saúde, temos que colocar o corpo em movimento. Durante o exercício liberamos importantes hormônios, melhoramos o condicionamento físico, trabalhamos o corpo de maneira integrada. Se você não gosta de academia, pratique um esporte, faça uma caminhada ao ar livre, ande de bicicleta, patins etc, mas tem que haver uma regularidade, pois não adianta ficar a semana toda sem fazer nada e no final de semana querer descontar tudo. Dedique pelo menos 30 minutos diários (ou no mínimo 3 vezes na semana).

9 - Planejamento.

Sim, planejar! Se você não tem muito tempo (quem tem?) planeje a sua alimentação. Se você passa o dia fora de casa, isso não é desculpa para se alimentar mal, hein? Leve a sua bolsa térmica com todas as refeições que fará, para isso separe tudo na noite anterior. Organização é importante para não cairmos na tentação do “Era mais rápido passar no fast food”, nada melhor que levar tudo que comeremos até voltarmos para casa.

10 - Manter o foco no final de semana.

Sabemos que o final de semana é visto como o grande vilão nesse processo, mas coitado, ele é acusado injustamente. Durante a semana é bem mais fácil seguir uma rotina de alimentação saudável, mas no sábado e domingo o negócio aperta. Precisamos lembrar que não adianta nada liberar geral no final de semana, pois todo o esforço da semana será em vão. Entretanto, também não quero dizer que seja proibido comer algo “não saudável”, mas que você não precisa comer besteira o dia inteiro. Escolha algo que você realmente esteja com vontade de comer, algo pelo qual valha a pena “sair da dieta”, e coma! Mas coma em menor quantidade e de preferência fora de casa (porque aí você não fica tentado a repetir até acabar). Eu sou chocólatra, então adivinhem o que quero comer? Kkkk. Só me permito uma vez na semana, mas gente, faço valer a pena! Saboreio cada pedacinho do meu chocolate (bombom ou em alguma sobremesa). Durante a semana, para saciar o desejo, uso várias táticas, por exemplo: alfarroba, cacau em pó com banana amassada, banana amassada com canela etc.

Gostaram? Espero ter ajudado.

Deixem nos comentários quais as são as dicas essenciais para vocês.

Beijos.

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