Beleza Amiga, Pele

Tipos de Pele

Tipos_de_pele_maio_2013

Antes de mergulharmos no universo dos cosméticos e maquiagens, precisamos aprender o básico e identificar o que é melhor para a nossa pele. Por isso, hoje vou tentar te ajudar a responder a seguinte pergunta: Como escolher o produto certo para o meu rosto?

Pra começo de conversa o melhor dos mundos seria se você fosse ao dermatologista, ele identificasse qual é o seu tipo de pele, receitasse os produtos e fossem exatamente o que você precisa #alegriaeterna. Mas nem sempre a recomendação do médico é tão boa assim.

Por isso, uma solução super viável e econômica é você conversar com as amigas (com mesmo tipo de pele) e fuçar nos blogs da vida (tipo esse). Ainda é possível que você não se adapte ao produto, mas a vida não é justa kkkk.

De fato a escolha de um produto que te agrade é difícil, mas se você souber qual é o seu tipo de pele já ajuda um bocado.

Identifique seu tipo de pele:

  • Se a sua pele brilha em várias áreas e fica com aspecto de engordurada sua pele é oleosa. Geralmente apresenta algumas espinhas e até manchas. É mais comum na adolescência e em peles morenas. Para essa pele recomenda-se usar produtos oil-free e  a base de gel. Mesmo sendo oleosa ela precisa de hidratação, pois se você não hidrata a pele, naturalmente ela produzirá mais oleosidade para se manter. É importante ficar atenta também ao que você come, comidas com muita gordura e suplementos com óleo podem causar surgimento de espinhas devido a superatividade de glândulas sebáceas. A vantagem amiga é que você tem menos propensão a ter rugas #aleluia.
  • Se a sua pele brilha só na testa, nariz e queixo enquanto nas bochechas e pescoço é mais seca, então sua pele é mista. A maioria das mulheres brasileiras se enquadram nesse tipo e graças a indústria cosmética hoje nós temos mais produtos elaborados especialmente para nós. O aconselhável é usar os produtos para pele oleosa e na área seca usar um hidratante específico para esse tipo.
  • Quando a pele é toda sem brilho, tem aquela sensação de repuxando e chega a descamar, ela é seca. Essa precisa de bastante cuidado, hidratando sempre, pois tende a ter mais rugas. Use produtos em creme com alto poder de hidratação e, claro, tome bastante água, pois a hidratação interna também contribui.
  • Algumas pessoas possuem a pele sensível, apresentando áreas de vermelhidão, manchas, coceira e descamações. Sua textura é fina e delicada, fica facilmente inflamada e irritada em contato com alguns cosméticos e devido às alterações climáticas.
  • Agora se você não se enquadra em nenhum desses tipos, se a sua pele possui oleosidade e hidratação equilibradas, sem espinhas e sem poros aparentes, então agradeça aos céus que a sua pele é normal. Esse tipo de pele precisa apenas de cuidados básicos, como proteção, limpeza e hidratação.

Apesar de cada tipo de pele receber um produto específico para o tipo, as categorias e ordem de aplicação é praticamente a mesma:

  1. Limpeza com sabonete facial
  2. Limpeza com adstringente ou tônico
  3. Hidratação
  4. Proteção solar

Se liga: diferença entre adstringente e tônico. Ambos têm a função de fazer uma limpeza profunda, porém o tônico é a base de água, com componente adstringente leve, pode ter  baixas doses de álcool e ácido glicólico e salicílico para retirar as células mortas. E o adstringente possui maior concentração de álcool e ácido salicílico, auxiliando a controlar a oleosidade e a reduzir os poros. Logo, o adstringente é mais indicado para peles oleosas e mistas.

O que pode ser acrescentado aí são produtos como água termal, hidratante para os olhos, serum para redução de poros, ácido para manchas, enfim, vai de cada uma.

Aí amiga, esses produtos a mais nós vamos falando aos poucos aqui, beleza?

Espero ter ajudado.

Beijos

Post Anterior Próximo Post

Veja Também

Sem comentários

Deixar comentário