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Saúde: Sal, o vilão! Será?

Olá meninas, tudo bem?

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Quase todo mundo já ouviu falar que o sal é um grande vilão na dieta equilibrada, não é? Mas será mesmo? Vamos aos fatos:

Ao ingerirmos sal (composto por 40% de sódio e 60% de cloro), ele é absorvido pelo intestino e cai na corrente sanguínea. Quando o consumo é realizado em grande quantidade, acaba indo na mesma proporção para o sangue. Aí começam os problemas, pois a água corporal é sugada pelo cloreto, o que faz com que o organismo eleve a pressão arterial aumentando o fluxo sanguíneo, para equilibrar a falta de água. Como mecanismo de defesa, para normalizar essa situação, os vasos sanguíneos se contraem para reduzir o fluxo, mas a pressão continua alta e o coração deixa de ser irrigado corretamente.

Assim, alguns problemas decorrentes do excesso de ingestão de sal, são: problemas renais, infarto, arritmia e hipertensão arterial.

Então ingerir sal faz mal? Não! Muito pelo contrário, ele é importante para o equilíbrio de nossas células e para a transmissão de impulsos nervosos. Na verdade o que prejudica nossa saúde é o excesso de sal. A Organização Mundial da Saúde recomenda que sejam consumidos até 2g de sódio por dia (aproximadamente 1/2 colher de café), o que significa 5g de sal (1 colher de chá).

Bom, então agora tudo está resolvido, não é? Podemos separar essa quantidade do saleiro e distribuir pelas refeições ao longo do dia, certo? Bem, sinto em informar que não é bem assim. Na verdade, vários estudiosos afirmam que não deveríamos adicionar sal aos alimentos. Isso porque eles já apresentam sal em sua composição (até mesmo as frutas, pasmem! rs), o que já é mais do que suficiente para alcançar a quantidade mínima necessária. Sei que parece muito radical, mas não é. Passem a reparar mais na tabela nutricional dos alimentos que vocês consomem, é assustador!

Mas como fazer para a comida não ficar ensossa? Desde que parei de adicionar sal nas minhas refeições, descobri alguns aliados na tarefa de deixar os alimentos mais gostosos: limão, ervas (salsinha, manjericão, manjerona, orégano), cominho, pimentas (uso bastante a preta, moída na hora), gengibre, cebola e alho (os três em pó), etc. O que importa é usar temperos naturais, evitando aqueles industrializados. E pronto! Você terá uma comidinha saborosa e super saudável.

Porém, se você não conseguir se desapegar tão facilmente do saleiro, uma dica é substituir o sal de cozinha pelo light (que tem redução de sódio) ou o marinho, e diminuir a quantidade, é claro.

Gostaram das dicas? Espero que sim!

Beijinhos.

Fonte: Site Dr. Drauzio Varella e Anvisa.

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